A Importância de Pensar Corretamente

 Porque assim como ele pensa em seu coração, assim ele é. —PROVÉRBIOS 23:7

A Bíblia fala muito sobre nossos pensamentos. Na verdade, a maioria das instruções de Jesus e de Paulo não se concentraram nas aparências externas ou nas coisas que as pessoas fizeram, mas nos pensamentos de sua mente e nas atitudes de seus corações. 

Jesus disse: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque da abundância do coração a sua boca fala” (Lucas 6:45). 

Os pensamentos do coração dos homens evidenciam o que é seu estado espiritual. O que você pensa em sua mente, você é. Em outras palavras, nossa mente é poderosa e nos tornamos o que pensamos. Uma pessoa é conhecida por suas ações, e precisamos realizar que as ações começam com nossos pensamentos. 

O caráter dos pensamentos de uma pessoa determina o caráter de sua vida. Suas ações são inspiradas de dentro. Todo produto da alma, seja uma ação ou um propósito, é primeiro um pensamento. 

Porque nós nascemos com uma natureza pecaminosa, o pecado está na alma primeiro em pensamentos e, se o deixarmos enraizar, ele se revelará em ações. 

O sucesso moral da vida consiste em ser focado em Cristo e não deixar que os pensamentos do mal germinem em nossa mente. Em nosso verso, aprendemos que o coração determina nosso destino eterno, porque um coração sem santidade nunca verá o Senhor (Hebreus 12:14). 

Paulo nos instrui a nos concentrar em: tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, o que for de boa fama… pensar nessas coisas (Filipenses 4:8) , e levar cativo todo entendimento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5). 

O coração como a Bíblia descreve, literalmente funciona como uma consciência; ele nos dá um suave empurre ou uma sensação de aviso. E, como lemos nos versículos seguintes, a Palavra de Deus muitas vezes se refere aos “pensamentos do coração”. 

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Provérbios 4:23) 

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. (Provérbios 3:5) 

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. (Mateus 15:19) 

O Senhor nos conhece muito bem e nos diz que: “Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça e você maquinará um plano maligno.” (Ezequiel 38:1) 

Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?” (Mateus 9:4) 

Nunca devemos esquecer que: “A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12). 

Temos que lembrar que nosso comportamento segue nossos pensamentos, e não o contrário. Os pensamentos que entretemos são processados ​​pelos nossos corações e saem da nossa boca e em nossas ações. Analisar e abordar nossos pensamentos são componentes-chave da conquista dos hábitos e comportamentos que parecem nos manter refém, e cabe a nós levar cativo todo entendimento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5). 

A melhor maneira de fazer isso é reconhecer a necessidade de mudar e de se aproximar a Deus e Ele se aproximará de você (Tiago 4:8). Porque sem Cristo, fomos incapazes de pensar corretamente porque Jesus é o único purificador do coração; e para não se amoldar ao padrão deste mundo, mas transformar-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). 

Lembre-se que: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz (Romanos 8:5-6). 

Algumas pessoas em voz alta proclamam com a boca que Jesus é seu salvador, mas suas vidas são enganosas e pecaminosas porque não o permitiram ser o Senhor de sua vida. A Bíblia chama essas pessoas de hipócritas; eles dizem uma coisa, mas vivem em rebelião aos mandamentos de Deus e da Bíblia. Por isso, a Bíblia nos informa que o tolo diz em seu coração que “Deus não existe” (Salmo 14:1) 

Nós, como o salmista, deveríamos pedir a Deus para criar em mim um coração puro. . . e renova dentro de mim um espírito estável (Salmo 51:10).