Reforma Protestante chega aos seus 505 anos - Gospel

A rádio da família!

Anúncio

01/11/2022

Reforma Protestante chega aos seus 505 anos

Há 505 anos, Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta de uma igreja.


A Reforma Protestante chegou aos seus 505 anos nesta segunda-feira (31), desde o seu início através das 95 teses de Martinho Lutero, fixadas nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. A iniciativa de Lutero mudou para sempre o Cristianismo, transformando a sociedade.

Movimento considerado como um retorno a Palavra de Deus, a Reforma Protestante colocou a Bíblia no centro do ensino, quando apenas clérigos tinham acesso ao Livro Sagrado, pervertendo seus ensinos e induzindo práticas errôneas da observância da Bíblia.

Naquela época, a Igreja Católica passou a impor uma falsa teologia através do medo das pessoas, cobrando indulgências, que eram valores monetários para que o fiel pudesse entrar no Reino dos Céus. Lutero, na época um frade agostiniano e professor universitário em Wittenberg, na Saxônia, norte da Alemanha, lançou as 95 teses que desafiavam essa falsa teologia.

Os fundamentos dessas teses eram cinco “solas”: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses fundamentos ainda são desafiados atualmente, enquanto a fé cristã ainda tem que lidar com a perversão das doutrinas bíblicas.

Sola Fide – Somente a fé: Fundamento que estabelece que somente a fé justifica o homem diante de Deus, sem a necessidade de obras.

Sola Scriptura – Somente a Escritura: Fundamento que estabelece a Bíblia como única regra de fé e prática, sendo que todas as doutrinas do protestantismo são extraídas das Escrituras, vista como de divina inspiração, divina autoridade e inerrante.

Solus Christus – Somente Cristo: Fundamento que lembra ser Cristo o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele o único capaz de salvar a humanidade.

Sola Gratia – Somente a Graça: Fundamento que estabelece a salvação mediante a Graça, sendo ela um favor imerecido oferecido por Deus.

Soli Deo Gloria – Somente a Deus a glória: Fundamento que reforça a necessidade do homem adorar e render culto a Deus, destinando todos os seus atos para glorificá-Lo. 



Nenhum comentário:

Anúncio

Pages

Voltar ao Topo