STF cria comissão para discutir a redução do ICMS dos combustíveis


 
A comissão especial vai discutir o impasse sobre o assunto

O Supremo Tribunal Federal vai criar uma comissão especial para discutir o impasse entre a União, os estados e o Distrito Federal a respeito da cobrança de ICMS sobre os combustíveis. A comissão foi criada nesta segunda-feira pelo ministro Gilmar Mendes.

Ele tomou essa decisão por causa de dois processos em julgamento no STF. Em uma dessas ações, o presidente Jair Bolsonaro pede que o ICMS dos combustíveis seja limitado em todos os estados e no DF. Na outra ação, onze estados questionam a lei que determinou a uniformidade, em todo o território nacional, das alíquotas do ICMS sobre os combustíveis.

Os estados afirmam que as novas regras criaram um forte impacto na arrecadação, provocando uma queda das verbas para  saúde e educação. Já a União afirma que os estados e o DF tiveram aumento significativo na arrecadação com ICMS nos últimos anos.

A comissão conciliatória no STF para tratar do assunto vai ser composta por até cinco representantes dos estados e do Distrito Federal, e de cinco representantes da União. O grupo já tem a primeira reunião marcada para o dia 2 de agosto, e um prazo para concluir os trabalhos até o dia 4 de novembro.


FONTE: Agência Brasil