Negociação entre Rússia e Ucrânia será retomada nesta terça (15)

Tribunal de Haia vai julgar denúncia sobre invasão russa nesta semana

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia para tentar encerrar a guerra que está sendo travada no leste europeu foi suspensa nesta segunda-feira (14), sem que os dois países chegassem a um acordo. Os negociadores ucranianos informaram que foi feita uma "pausa técnica" nas conversas, que deverão ser retomadas nesta terça-feira.

A Rússia exige que a Ucrânia garanta que não vai entrar na Otan, a organização militar internacional comandada pelos Estados Unidos. Para isso, o presidente Vladimir Putin quer que o país vizinho mude a constituição para resguardar a neutralidade ucraniana.

As outras exigências de Putin incluem o reconhecimento da Crimeia como território russo, e das províncias de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.

Enquanto Ucrânia e Rússia não chegam a um acordo, a guerra continua. Mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, demonstrou preocupação de que a crise evolua para um conflito nuclear. Ele disse que essa perspectiva, que era impensável, está agora no campo das possibilidades.

E também nesta segunda-feira (14), a Corte Internacional de Justiça, também conhecida como o Tribunal de Haia, informou que vai anunciar o veredito dela sobre a denúncia da Ucrânia contra a Rússia pela invasão militar. Na ação, o governo ucraniano acusa o país vizinho de crime de genocídio.

O anúncio do tribunal foi marcado para a próxima quarta-feira (16), com transmissão ao vivo pela internet no canal online das Nações Unidas. Caso a corte aceite a denúncia da Ucrânia, ela deverá determinar a suspensão imediata da invasão russa. Além disso, o presidente Vladimir Putin pode se tornar réu para responder por crimes de guerra no tribunal internacional.


FONTE: Agência Brasil