IPVA 2022 MG: Veja valores e quando começar a pagar.

 O governo do estado adiou em três meses o prazo para as pessoas começarem a pagar o Imposto.

A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou o calendário de pagamento e descontos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que não terá reajuste este ano. Os contribuintes terão desconto de 3% se escolherem pagar em cota única no mês de março.

Se fosse adotado o indicador padrão, com base na tabela Fipe, o reajuste seria de 22,8%, segundo a SEF, por isso houve a decisão de manter os mesmos valores aplicados na tabela de 2021.

O Governo de Minas também decidiu estender o vencimento do imposto, que ocorrerá nos meses de março, abril e maio, se o pagamento for parcelado, como forma de aliviar o bolso do contribuinte no início do ano.

A medida foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (30), na Lei 24.029, de 29 de dezembro de 2021.

DESCONTO DO 'BOM PAGADOR'

Em março, o proprietário poderá optar por pagar a cota única, ou já a primeira cota do parcelamento. Permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa "Bom Pagador", para quem pagou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.

Como a base da tabela de 2021 são os valores apurados em 2020, os veículos novos adquiridos em 2021 terão o imposto cobrado sobre o valor de nota fiscal da aquisição.

O governo informa que sua equipe técnica está iniciando as providências para o lançamento do imposto, e diz que todos os detalhes serão divulgados e disponibilizados no site da SEF/MG.


FONTE: Diário do Nordeste