Novidade em aplicativo vai facilitar agendamento da vacinação contra covid-19 nos municípios mineiros

 Função será ativada no app Saúde Digital MG, permitindo ao cidadão que será vacinado que marque data, local e hora e não enfrente filas



Minas Gerais vai disponibilizar aos municípios mineiros uma plataforma gratuita dentro do aplicativo Saúde Digital MG para facilitar a aplicação da vacina contra covid-19 no estado. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (13/5) pelo secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa na Cidade Administrativa.

O objetivo da medida, segundo o secretário, é permitir ao cidadão fazer o agendamento do dia, local e hora para receber a vacina. Ao município caberá informar a quantidade de doses disponíveis e os pontos de vacinação na cidade, evitando, assim, a formação de filas nos locais de imunização.

“É muito importante que os municípios façam a adesão, pois é um facilitador para eles e para os cidadãos. É um passo de melhoria em relação à vacinação, que ainda está no início”, ressaltou Baccheretti. Caso o cidadão não esteja na especificação do público-alvo de vacinação naquele momento, não será possível realizar o agendamento.

Segundo o secretário, o aplicativo Saúde Digital já é usado para dar suporte aos pacientes com covid-19 e a funcionalidade da vacinação será disponibilizada de agora até 18 de maio para adesão dos municípios. Quem aderir, terá até 21 deste mês para cadastrar os pontos de vacinação na cidade, ficando disponível para consulta e agendamento da população a partir do dia 24.

Funcionalidade

O aplicativo também permite a inclusão de familiares a partir de um mesmo cadastro, de forma que um filho, por exemplo, possa cadastrar seus pais e avós, auxiliando aqueles que têm dificuldade no uso de aplicativos ou meios eletrônicos.

Além deste benefício, o município poderá acompanhar em tempo real toda a vacinação realizada via aplicativo por meio de um painel gerencial. Os dados serão enviados automaticamente para o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do governo federal.

Vacinação

Minas Gerais recebe nesta quinta-feira a 19ª remessa de vacinas do PNI. São 207.800 doses de Coronavac que serão utilizadas para aplicação da dose 2 na população que aguardava há mais de 28 dias pela segunda dose do imunizante. Também chegarão outras 422.750 doses da AstraZeneca.

“Essas doses se somam às 140 mil recebidas na semana passada, totalizando cerca de 350 mil doses da Coronavac em uma semana. Com isso, vamos ampliar a aplicação da segunda dose nas pessoas que aguardavam a chegada de nova remessa. Acredito que, até o início da próxima semana, toda a população que estava aguardando a segunda dose será imunizada”, ressaltou o secretário de Saúde, lembrando que é fundamental que, mesmo quem ultrapassou os 28 dias, vá ao posto se imunizar. 

Grávidas

O médico Fábio Baccheretti também esclareceu a suspensão da aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes em todo o país. O Estado continua imunizando esse grupo com os imunizantes da Pfizer e Coronovac.

“Novos estudos foram feitos e deram segurança à vacinação desse grupo com recomendação da Anvisa do governo federal. Mas tivemos um óbito de uma gestante no Rio de Janeiro que recebeu a vacina e, por isso, a aplicação da AstraZeneca foi suspensa para esse grupo. Ainda não sabemos a conclusão do estudo que está sendo feito, mas ressalto que a da Pfizer e a Coronavac seguem com a recomendação de vacinação das grávidas”, concluiu.


FONTE: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/