Comércio de Teófilo Otoni reabrirá com escala e horário reduzido


Sem nenhum caso da Covid-19 confirmado até então, a Prefeitura de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, resolveu flexibilizar o isolamento social. A partir da próxima quarta-feira (22/4/2020), parte do comércio da cidade poderá voltar a funcionar, em escala reduzida de horário.
O decreto municipal mantém a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, academias e escolas da cidade, mas libera, por exemplo, a realização de missas e cultos religiosos, desde que eles sejam realizados com a presença de, no máximo, 30 pessoas. As feiras de pequenos agricultores, realizadas aos sábados, também voltarão a acontecer, mas com número controlado de pessoas. 
A atividade de salões de beleza e clínicas de estética também será liberada mediante agendamento dos clientes. Parte das lojas deverá abrir suas portas das 8h às 12h, enquanto outras poderão funcionar somente das 14h às 18h.
Máscaras e distanciamento social
Todos devem utilizar máscaras, e caberá aos estabelecimentos controlar o fluxo de clientes e respeitar uma distância mínima de 5 m² entre as pessoas. A prefeitura admitiu que não tem como fiscalizar a reabertura do comércio em toda a cidade e diz confiar na consciência da população. 
“É difícil fazer o papel que o prefeito tem que fazer, mas, caso esses critérios não sejam cumpridos, esse decreto vai ser revogado e o comércio vai ser fechado novamente”, avisou o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT). 
Até ontem, a cidade do Vale do Mucuri tinha registrado 179 notificações de suspeitas da Covid-19. Segundo a prefeitura, três estão sob investigação, 48 foram descartados e 90 eram de gripe comum. Até então, não há nenhum caso confirmado da doença.
Confira o decreto



FONTE:   ACONTECEU NO VALE