Participante do Enem deve emitir e levar a Declaração de Comparecimento

Documento é essencial para quem precisa comprovar a presença no Exame Nacional do Ensino Médio


Para comprovar a presença no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, quem for fazer as provas deverá emitir e levar a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante, pela internet. O documento, personalizado, será pedido pelo aplicador na sala do exame.
O candidato deve ficar atento. Haverá um tipo de declaração para cada dia, 3 e 11 de novembro. A do primeiro domingo está no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e no aplicativo do Enem, em lojas virtuais do celular. Mais de 530 mil inscritos já acessaram o documento até o fim da manhã desta quarta-feira, 23 de outubro.
A Declaração de Comparecimento para o segundo dia de aplicação do exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir de 4 de novembro. O Inep não fornece comprovante de presença após o exame.
“O estudante deve levar a declaração já impressa no dia da prova. O documento é personalizado e somente ele [candidato] consegue emitir o seu”, destacou o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro. “Não será permitida a impressão no local do exame”, concluiu.

Cartão de Confirmação da Inscrição

O estudante deve acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante ou no aplicativo do Enem. Nele podem ser consultados:
  • local de prova;
  • dados pessoais do participante, como o CPF;
  • número de inscrição;
  • datas e horários do exame;
  • opção de língua estrangeira feita durante a inscrição;
  • tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, ou por nome social, caso tenha sido solicitado e aprovado.
Diferente da Declaração de Comparecimento, o Cartão de Confirmação não é um item obrigatório para apresentar aos aplicadores. No entanto, o Inep recomenda que o participante não deixe para acessá-lo na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local, evitando atrasos no dia da aplicação.

Exame

Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceito documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.
FONTE: Portal UAI