Prefeito de Santa Maria do Suaçuí morre em Belo Horizonte com complicações da Covid-19

 Segundo o secretário municipal de Saúde, Palitó (MDB) estava internado há mais de um mês com a doença.



O prefeito de Santa Maria do Suaçuí (MG), Aristóteles Temponi (MDB), morreu nesta segunda-feira (21), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado em um hospital de Belo Horizonte há mais de um mês.

As informações foram repassadas pelo secretário de Saúde, Idelson Reis. Palitó, como é conhecido, tinha 66 anos e havia assumido a prefeitura em 2019, após eleição indireta e havia ganhado as eleições deste ano com 51,84% dos votos. Palitó deixa mulher e cinco filhos.

Em publicação nas redes sociais, a prefeitura disse que o prefeito em exercício, Aristeu Rocha, declarou luto de três dias no município.

Mudanças no governo

Palitó assumiu a prefeitura em fevereiro de 2019, após eleições indiretas na câmara. Na época, ele era vereador da cidade. Em fevereiro de 2017, o prefeito eleito, Rodolfo Lima Neto, morreu em um hospital de Belo Horizonte. A causa da morte não foi divulgada.

João Fidel, vice na chapa, assumiu o cargo de prefeito. Quase dois anos depois, em janeiro de 2019, ele renunciou ao cargo, alegando problemas de saúde. O presidente da câmara da época, Jaci da Silva Pinto (MDB), assumiu a prefeitura interinamente.

Em fevereiro, Palitó foi eleito em uma eleição indireta realizada na câmara. Ela é prevista no artigo 93 da Lei Orgânica do município. A legislação municipal determina que, em caso de vacância do cargo de prefeito nos últimos dois anos do mandato, o cargo é preenchido por meio de eleição realizada pelos próprios vereadores no prazo de 30 dias.