Total de casos suspeitos de coronavírus no Brasil chega a 132

Dado atualizado sobre o novo coronavírus foi divulgado pelo governo federal nesta quinta-feira (27/2). O único caso confirmado é de um homem de 61 anos, morador de São Paulo


O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (27/2), que há 132 casos suspeitos de coronavírus em todo o país. Na quarta-feira (26), o governo contabilizava 20 casos suspeitos. Por enquanto, o único caso confirmado é o de um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, encaminhado para isolamento domiciliar e passa bem, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.
O secretário executivo do ministério, João Gabbardo, afirmou, no entanto, que o número de casos suspeitos deve ser ainda maior, pois há outras 213 notificações em análise."Esses casos em análise podem ser considerados suspeitos, mas também podem ser descartados. Por isso, acreditamos que esse número pode ser ainda maior. Acho que estamos perto de 300 casos suspeitos", diz.

Gabbardo explica que a elevação do número de casos continuará nos próximos dias devido à mudança dos critérios de casos suspeitos, que agora abrange mais países.

Dos 132 casos já classificados como suspeitos, 130 ainda passam pelos primeiros exames para descartar os vírus mais comuns. Outros dois já passaram por esta fase, na qual foram descartados vírus como Influenza A e B, e agora passam por teste específico para descartar o novo coronavírus.
 
O governo monitora cinco casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus em Minas Gerais. Em coletiva na a tarde desta quinta-feira,a Secretaria de Estado de Saúde de Minas informou que são três pacientes de Belo Horizonte, um de Juiz de Fora e um em Montes Claros. Ainda não há nenhum caso confirmado no estado.

São Paulo é o estado com maior número de casos suspeitos, com 55. Já o Rio Grande do Sul contabiliza 24. Em seguida, os casos suspeitos estão distribuídos entre Rio de Janeiro (nove), Santa Catarina (oito), Paraná (cinco), Distrito Federal (cinco), Ceará (cinco), Rio Grande do Norte (quatro), Goiás (três), Pernambuco (três), Mato Grosso do Sul (dois), Alagoas (um), Bahia (um) e Paraíba (um).  
 

Vacinação antecipada 

 
Além disso, com a chegada do vírus ao país e o aumento de casos suspeitos, o ministério decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, anunciou o ministro da SaúdeLuiz Henrique Mandetta, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

A campanha, inicialmente programada para começar em 13 de abril e se estender até meados de maio, deverá ter início em 23 de março. Embora a gripe seja causada por um vírus diferente (influenza), o objetivo é evitar aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde.

Com informações da Agência Estado