Jovens de Malacacheta iniciam programa que visa reduzir êxodo e fortalecer economia rural

Contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. Este é o propósito do Programa Jovem no Campo, uma inciativa do Sistema Faemg/Senar Minas que visa ainda fortalecer a economia no campo e, desta forma, reduzir o êxodo rural.
Nesta semana, 40 jovens deram início ao Programa na zona rural do município de Malacacheta, no Vale do Mucuri. A realização é do Sindicato dos Produtores Rurais de Malacacheta em parceria com o Senar Minas.
“São duas turmas de 20 participantes, cada, na Escola Família Agrícola. O programa é voltado para jovens com idade entre 15 anos completos até 24 anos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA [Programa de Educação de Jovens e Adultos], além de ter vínculo e afinidade com o meio rural”, explica o mobilizador Gilmar José Ferreira dos Santos, que garantiu levar o Programa Jovem no Campo para outros munícios, extensões de base do Sindicato Rural de Malacacheta.
Participantes da turma da manhã

O curso de qualificação é desenvolvido com carga horária estimada em 164 horas, em cinco módulos, com aulas práticas e teóricas. Os conteúdos abordados no programa são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses dos participantes. No primeiro módulo, de empreendedorismo motivacional, que aconteceu até sexta-feira (20), o instrutor foi Leonardo Carvalho Brant Maia.
“Estou muito satisfeito com o interesse desses jovens. Eles têm noção do quão importante é a participação deles neste curso, tanto para melhor desempenho no mercado de trabalho, quanto no dia a dia, nas suas vidas. É um curso pioneiro aqui na região de Malacacheta e a ideia é que eles passem a ter orgulho do campo, a exercer a atividade de Olericultura com conhecimento técnico e entendam a importância de se atualizar”, afirma o instrutor.
Participantes da turma da tarde

O segundo módulo do Programa Jovem no Campo está previsto para acontecer entre os dias 7 e 17 de outubro. O encerramento acontece em novembro.